quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Projeto usa banda larga como moeda de troca

Quanto mais conteúdo internauta oferece, mais ele pode baixar.Ao contrário do BitTorrent, créditos podem ser acumulados e usados no futuro.

Um projeto desenvolvido por pesquisadores norte-americanos e europeus permite que o uso da internet sirva como moeda de troca. De acordo com essa proposta, quanto mais o usuário fizer uploads (oferta de conteúdo na web) e quanto melhor for a qualidade desse material, mais arquivos ele poderá baixar e maior a velocidade de seus downloads. Ao contrário do que acontece com o popular sistema de troca de arquivos BitTorrent, a novidade permite que os créditos adquiridos com a oferta sejam acumulados e usados quando o usuário bem entender, na hora de baixar arquivos

O software que propõe a criação dessa “moeda”, já disponível na web, tem como base uma aplicação P2P (peer-to-peer) para troca de arquivos de vídeo. A novidade, oferecida por pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade Harvard, em Massachusetts (EUA), representa uma atualização do Tribler, software criado por cientistas holandeses.

Uma idéia bastante promissora, mas se ela se tornar bem sucedida será um grande problema para a atual estrutura de banda larga, especialmente aqui no Brasil, já que temos upload limitado e com velocidade bem menor do que a de download. Tirando isso, idéia nota 10!

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL96107-6174,00.html
leia a matéria completa no G1

Nenhum comentário: