quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nehalem : Nova microarquitetura da Intel

Analisando o roadmap apresentado pela Intel durante o IDF, parece que a companhia não está satisfeita por ter reduzido a pó a vantagem da AMD, o seu principal concorrente no mercado de processadores. O esforço feito pela Intel para recuperar a dianteira parece ter se transformado na sua velocidade de cruzeiro.

Como já se sabe, no próximo dia 12 de novembro um Xeon de última geração chegará para competir com o Quad-Core Opteron, o primeiro processador de quatro núcleos da AMD. Este Xeon 5400, o primeiro da geração Penryn, será gravado em 45 nm. Destinado nas suas primeiras versões às máquinas bi-processadas (com 2 sockets para processadores na placa-mãe), ele se baseia na microarquitetura Core. Graças à passagem do processo de gravação de 65nm para 45 nm, a memória cache do chip poderá ser multiplicada por 3. Quanto ao barramento frontal FSB, a sua freqüência foi elevada de 1,3 para 1,6GHz. Antes do final do ano, a Intel deverá lançar outros Xeon Penryn.

Como se não bastasse todo esse avanço, a Intel já está falando sobre os futuros processadores que serão baseados em uma nova microarquitetura, conhecida como Nehalem. Prometida para 2009, dentre as novidades virá com controladora de memória integrada e uma nova especificação de barramento externo que promoverá uma comunicação mais rápida entre os processadores (QuickPath), a exemplo do que tem a AMD hoje com o HyperTransport. Além disso, os processadores Nehalem serão Quad-Core nativos e também virão com a tecnologia HT - HyperThreading (lembra do Pentium 4?) habilitada.

Com o Nehalem, a Intel segura o fôlego e já avança sobre a AMD. Pelo menos no papel.

Fonte: Lemondinformatique

Nenhum comentário: